Mensagem de boas vindas


quarta-feira, 24 de agosto de 2016

FAÇAMOS NOSSA LUZ



Essa é a última mensagem do livro Caminho, Verdade e Vida do Espírito Emmanuel, psicografadas por Chico Xavier. Com essa MINHA REFLEXÃO, encerro minhas reflexões sobre as páginas iluminadas deste livro. Que eu possa voltar várias vezes a esse blog para que eu possa me iluminar cada vez mais e me manter aceso diante das trevas que ainda me encontro.

180
FAÇAMOS NOSSA LUZ
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens. — Jesus.
MATEUS, 5: 16.
Ante a glória dos mundos evolvidos, das esferas sublimes que povoam o Universo, o estreito campo em que nos agitamos, na Crosta Planetária, é limitado círculo de ação.
Se o problema, no entanto, fosse apenas o de espaço, nada teríamos a lamentar.
A casa pequena e humilde, iluminada de Sol e alegria, é paraíso de felicidade.
A angústia de nosso plano procede da sombra.
A escuridão invade os caminhos em todas as direções. Trevas que nascem da ignorância, da maldade, da insensatez, envolvendo povos, instituições e pessoas. Nevoeiros que assaltam consciências, raciocínios e sentimentos.
Em meio da grande noite, é necessário acendamos nossa luz. Sem isso é impossível encontrar o caminho da libertação. Sem a irradiação brilhante de nosso próprio ser, não poderemos ser vistos com facilidade pelos Mensageiros Divinos, que ajudam em nome do Altíssimo, e nem auxiliaremos efetivamente a quem quer que seja.
É indispensável organizar o santuário interior e iluminá-lo, a fim de que as trevas não nos dominem.
É possível marchar, valendo-nos de luzes alheias. Todavia, sem claridade que nos seja própria, padeceremos constante ameaça de queda. Os proprietários das lâmpadas acesas podem afastar-se de nós, convocados pelos montes de elevação que ainda não merecemos.
Vale-te, pois, dos luzeiros do caminho, aplica o pavio da boa-vontade ao óleo do serviço e da humildade e acende o teu archote para a jornada. Agradece ao que te ilumina por uma hora, por alguns dias ou por muitos anos, mas não olvides tua candeia, se não desejas resvalar nos precipícios da estrada longa!...
O problema fundamental da redenção, meu amigo, não se resume a palavras faladas ou escritas. É muito fácil pronunciar belos discursos e prestar excelentes informações, guardando, embora, a cegueira nos próprios olhos.
Nossa necessidade básica é de luz própria, de esclarecimento íntimo, de auto-educação, de conversão substancial do “eu” ao Reino de Deus.
Podes falar maravilhosamente acerca da vida, argumentar com brilho sobre a fé, ensinar os valores da crença, comer o pão da consolação, exaltar a paz, recolher as flores do bem, aproveitar os frutos da generosidade alheia, conquistar a coroa efêmera do louvor fácil, amontoar títulos diversos que te exornem a personalidade em trânsito pelos vales do mundo...
Tudo isso, em verdade, pode fazer o espírito que se demora, indefinidamente, em certos ângulos da estrada.
Todavia, avançar sem luz é impossível.
MINHA REFLEXÃO
Emmanuel nos lembra que moramos num planeta de provas e expiações onde a dor impera, decorrente ainda das trevas[1] sob as quais ainda vivem a maioria de sua população. Então, todos temos, cada um, uma luz própria da consciência mais ou menos em dias com a Lei.
Essa luz será mais intensa conforme a nossa sintonia, em atos e pensamentos, com Jesus Cristo, com Deus.
Para sermos uma candeia cristã (seareiro do Cristo), não basta nossa facilidade em falar e/ou escrever, pois qualquer pessoa culta (espiritualmente falando) pode fazê-lo.
Como nos ensina O Espírito Emmanuel, “nossa necessidade básica é de luz própria, de esclarecimento íntimo, de auto-educação, de conversão substancial do “eu” ao Reino de Deus”. Lembra-nos que o Cristo ainda conta conosco para o trabalho de evangelização da Terra e, para isso, os seus seareiros do Plano Espiritual Maior precisam encontrar nossa luz resplandecente (precisam nos encontrar nas trevas). Diz-nos, ele, que “sem a irradiação brilhante de nosso próprio ser, não poderemos ser vistos com facilidade pelos Mensageiros Divinos, que ajudam em nome do Altíssimo, e nem auxiliaremos efetivamente a quem quer que seja”.
O Cristo deseja que demos sabor a vida na Terra, pois como nos disse, no mesmo momento em que disse essa passagem que Emmanuel nos ilumina agora, momento em que orientava sobre a missão dos seus discípulos – “Vós sois o sal da Terra” (Mateus, 5: 13).
Sejamos, então, uma luz na escuridão, ou seja, saiamos dela, buscando conhecimento que nos dê condições de compreender nossa própria vida, pois, se referindo ao homem em geral, diz-nos Allan Kardec:
Tendo-lhes Deus outorgado a inteligência para compreenderem e se guiarem por entre as coisas da Terra e do céu, eles tratam de raciocinar sobre sua fé. É então que não se deve pôr a candeia debaixo do alqueire, visto que, sem a luz da razão, desfalece a fé. [2]

Que Deus nos ajude.
Domício.

AS LEIS DO UNIVERSO OU DEUS?
L. Angel         30/09/15
Um grande cientista,
Afirmou que as leis do universo
Exime-o de ser teísta.
Fez-me, assim, pensar esses versos.
Se as leis são inteligentes,
Uma Mente Inteligente as pensou.
Todos somos conscientes, 
Que não foi um homem que as elaborou.
Devemos nos render a DEUS
Ou às Leis Universais.
Cabe a nós, Filhos Seus,
Compreendê-Lo cada vez mais.
Quanto mais estudarmos,
Mais conheceremos Suas Leis.
Renderemo-nos a Ele, sem nos humilharmos,
Por encontrar as respostas aos infinitos Porquês.


[1] Trevas que nascem da ignorância, da maldade, da insensatez, envolvendo povos, instituições e pessoas. Nevoeiros que assaltam consciências, raciocínios e sentimentos. Emmanuel.
[2]O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXIV, item 4.

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Legal, Parreira!
      Que sejamos uma luz de um gafanhoto, pelo menos. Os irmãos nos verão, com certeza.
      Paz e alegrias!!

      Excluir
  2. Com a Pandemia estamos estudando online. Estamos na quarta estudando (dia de palestras) que seria presencial esse livro que abre os estudos(livro de meditação). Concluímos a leitura e reflexão de cada página sorvendo os ensinamentos. Seu blog foi providencial, pois dele tive contato com suas reflexões e se juntando às minhas deram frutos. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, irmã!!
      Fico muito gratificado em ter contribuído com suas reflexões.
      Além deste blog, tenho outros em que reflito as mensagens de Emmanuel: Fonte Viva - que conclui este ano e o Pão Nosso que iniciei em fevereiro deste ano.
      Além deles, tenho também o O Espírito da Verdade (Espíritos Diversos).
      Todos tem um link nesta página que leva a eles.
      Muita paz e alegrias!!

      Excluir
  3. Belíssimo! É necessário igualar nossa fala com nossas atitudes! Produzindo assim nossa própria luz!

    ResponderExcluir