Mensagem de boas vindas


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

REENCARNAÇÃO

108
REENCARNAÇÃO
Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida, coxo ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno. – Jesus.
(Mateus, 18: 8.)
Unicamente a reencarnação esclarece as questões do ser, do sofrimento e do destino. Em muitas ocasiões, falou-nos Jesus de seus belos e sábios princípios
Esta passagem de Mateus é sumamente expressiva.
É indispensável considerar que o Mestre se dirigia a uma sociedade estagnada, quase morta.
No concerto das lições divinas que recebe, o cristão, a rigor, apenas conhece, de fato, um gênero de morte, a que sobrevém à consciência culpada pelo desvio da Lei; e os contemporâneos do Cristo, na maioria, eram criaturas sem atividade espiritual edificante, de alma endurecida e coração paralítico. A expressão “melhor te é entrar na vida” representa solução fundamental. Acaso, não eram os ouvintes pessoas humanas? Referia-se, porém, o Senhor à existência contínua, à vida de sempre, dentro da qual todo espírito despertará para a sua gloriosa destinação de eternidade.
Na elevada simbologia de suas palavras, apresenta-nos Jesus o motivo determinante dos renascimentos dolorosos, em que observamos aleijados, cegos e paralíticos de berço, que pedem semelhantes provas como períodos de refazimento e regeneração indispensáveis à felicidade porvindoura.
Quanto à imagem do “fogo eterno”, inserta nas letras evangélicas, é recurso muito adequado à lição, porque, enquanto não se dispuser a criatura a viver com o Cristo, será impelida a fazê-lo, através de mil meios diferentes; se a rebeldia perdurar por infinidade de séculos, os processos purificadores permanecerão igualmente como o fogo material, que existirá na Terra enquanto seu concurso perdurar no tempo, como utilidade indispensável à vida física.
MINHA REFLEXÃO
Jesus nos ensinou que verdadeira é a vida espiritual, a vida futura[1]. O que acontece de bom ou ruim na vida física é uma consequência dos feitos de nossas vidas passadas ou opções assumidas como Espíritos, com consciência justa ou não.
Reencarnar significa voltar a carne, retomar um corpo de carne com vista a continuidade de um processo evolutivo[2]. De certo que existe uma Lei, e se transgredimos a Lei, somos naturalmente convidados a nos ajustar a Ela. O corpo muitas vezes sofre com esse ajuste e em consequência o Espírito que o habita temporariamente. Não é uma punição, mas efeito material de uma causa espiritual. Então, melhor é nascer se depurando dos resquícios de pensamentos contrários à Lei que continuar sofrendo indefinidamente ao longo dos séculos. Inferno, cada um o tem, e o tempo de existência dele em nossas vidas depende de nossa decisão em praticar a Lei de Deus. Sobre isso, a Doutrina nos esclarece em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. IV, Item 25.
    [...] Mas, a encarnação para todos os Espíritos, é apenas um estado transitório. E uma tarefa que Deus lhes impõe, quando iniciam a vida, como primeira experiência do uso que farão do livre-arbítrio. Os que desempenham com zelo essa tarefa transpõem rapidamente e menos penosamente os primeiros graus da iniciação e mais cedo gozam do fruto de seus labores. Os que, ao contrário, usam mal da liberdade que Deus lhes concede retardam a sua marcha e, tal seja a obstinação que demonstrem, podem prolongar indefinidamente a necessidade da reencarnação e é quando se torna um castigo. S. Luís.
Assim, somos nossos juízes e decisores de nossas penas, tanto quanto ao modo da pena, quanto ao tempo de duração dela.
Que possamos tomar sempre a melhor resolução para nossa vida como o juiz que sabe bem a Lei e não a infringe para não ser ele próprio o seu juiz que condena a si mesmo a uma pena dura, mas justa.
Que Deus nos ajude.
Domício.



[1] 1. Pilatos, tendo entrado de novo no palácio e feito vir Jesus à sua presença, perguntou-lhe: És o rei dos judeus? - Respondeu-lhe Jesus: Meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, a minha gente houvera combatido para impedir que eu caísse nas mãos dos judeus; mas, o meu reino ainda não é aqui. (João, 18: 33 e 36). Vide interpretação de Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. II, Itens 2 e 3.
[2] 167. Qual o fim objetivado com a reencarnação?
“Expiação, melhoramento progressivo da Humanidade. Sem isto, onde a justiça?”
168. É limitado o número das existências corporais, ou o Espírito reencarna perpetuamente? “A cada nova existência, o Espírito dá um passo para diante na senda do progresso. Desde que se ache limpo de todas as impurezas, não tem mais necessidade das provas da vida corporal.” (O Livro dos Espíritos – Parte Segunda, Cap. IV)

4 comentários:

  1. Deixo aqui para os meus amigos leitores esse poema de L. Angel sobre a reencarnação, esperando que gostem.

    A REENCARNAÇÃO: MEIO DE EVOLUÇÃO
    L. Angel 22/06/2013

    Nas vindas e idas,
    Trocando de roupagem,
    O Espírito segue sua viagem
    Em prol de sua liberdade, tão querida.

    O auto-conhecimento,
    Razão de estarmos aqui,
    Melhora aqueles sentimentos
    Que ainda nos faz sofrer, aqui ou ali.

    Deus em sua infinita misericórdia e bondade,
    Proporcionando-nos uma nova encarnação,
    Enseja-nos novas lutas, pela nossa felicidade.

    Ao cultivarmos, em nossa alma,
    Bons pensamentos e a pureza de coração,
    Seguiremos nossa viagem, naquela paz, naquela calma.

    Vide mais em
    http://macieldm4.wordpress.com/2013/10/11/a-redencao-da-reencarncao/
    http://macieldm4.wordpress.com/2013/10/11/a-lei-da-reencarnacao/
    http://macieldm4.wordpress.com/2009/09/12/nem-castigo-nem-perdao/

    ResponderExcluir
  2. Querido Domicio Maciel, gostaria de ler algum comentário seu do capítulo 99 do livro em questão . Prometer se possível , desde já agradeço de coração toda a sua ajuda . Abraços fraterno Rosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Rosa,
      Grato pelo interesse.Veja no link
      https://caminhovvida.blogspot.com.br/search?q=PROMETER
      Atenciosamente grato

      Excluir
    2. Cara Rosa,
      Todas as mensagem deste livro estão comentadas neste blog.

      Atualmente, estou comentando o livro Fonte Viva no link http://fontevivaemmanuel.blogspot.com.br/

      Excluir