Mensagem de boas vindas


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O TEMPO

1

O TEMPO

“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz.”

Paulo. (Romanos, 14: 6)

A maioria dos homens não percebe ainda os valores infinitos do tempo.

Existem efetivamente os que abusam dessa concessão divina. Julgam que a riqueza dos benefícios lhes é devida por Deus.

Seria justo, entretanto, interrogá-los quanto ao motivo de semelhante presunção.

Constituindo a Criação Universal patrimônio comum, é razoável que todos gozem as possibilidades da vida; contudo, de modo geral, a criatura não medita na harmonia das circunstâncias que se ajustam na Terra, em favor de seu aperfeiçoamento espiritual.

É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?

Não obstante a oportunidade da indagação, importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma.

A velha expressão popular “matar o tempo” reflete a inconsciência vulgar, nesse sentido.

Nos mais obscuros recantos da Terra, há criaturas exterminando possibilidades sagradas. No entanto, um dia de paz, harmonia e iluminação, é muito importante para o concurso humano, na execução das leis divinas.

Os interesses imediatistas do mundo clamam que o “tempo é dinheiro”, para, em seguida, recomeçarem todas as obras incompletas na esteira das reencarnações... Os homens, por isso mesmo, fazem e desfazem, constroem e destroem, aprendem levianamente e recapitulam com dificuldade, na conquista da experiência.

Em quase todos os setores de evolução terrestre, vemos o abuso da oportunidade complicando os caminhos da vida; entretanto, desde muitos séculos, o apóstolo nos afirma que o tempo deve ser do Senhor.


MINHA REFLEXÃO

O tempo é dádiva do Senhor.

O Espírito Emmanuel amparado em Paulo reafirma junto a nós a promessa do Pai de que “nada nos faltará”. Importa que lancemos olhos de observância sobre nós para identificar o uso desse recurso de modo a realizar o aperfeiçoamento moral que nos cabe.

O tempo nos é ofertado, porque essa é uma necessidade indispensável nossa. Reconheçamos isso como sinal de evolução e humildade.

Cada hora de nossas vidas deve simbolizar o esforço de homens e mulheres voltados para a construção do Bem. Enchamos nossas mentes, corações e mãos das coisas de Deus.

Nossa civilização, em seu progresso mediano, deve avançar na sua depuração. Interroguemo-nos acerca do quanto estamos nos dedicando para alcançar esse fim.

Emmanuel convida-nos a utilizar produtivamente o nosso tempo. As atividades materialistas adquirem sua importância nessa recomendação, pois redundam em benefícios como alimento, moradia, saúde que garantem a conservação.

Acordemos para o fato de que o progresso da humanidade é tarefa de todos. Assim não basta agirmos somente em nosso favor. Que tempo podemos dedicar ao bem comum? O Senhor espera que não nos limitemos à vida particularista, mas experimentemos uma vida de irmãos. A caridade é oportunidade dignificante de alçarmos degrau iluminativo de moralidade.

Emmanuel lembra que nos rebaixamos quando desperdiçamos o tempo que o Pai nos outorga.

Entendamos bem. Quantas vezes, vivemos a ilusão de que gastamos sem proveito o tempo que não rendeu algum dinheiro? Esclarecendo esse equívoco, nos dedicaremos a ações que levarão em conta o cumprimento das Leis divinas na Terra. As nossas imperfeições serão, cotidianamente, vencidas e, numa encarnação futura, assumiremos compromissos novos.

Deus nos ama. Nós contamos com essa certeza, portanto façamos cada hora do dia um tempo de Deus.

Luz e Paz!

Lourença

12 comentários:

  1. Essa mensagem iluminada de Emmanuel nos faz pensar o quanto nós malbaratamos nosso tempo com atividades vãs e, por isso, nocivas à nossa evolução espiritual. Segundo os Espíritos Superiores o objetivo da encarnação é fazer os filhos da criação “chegar à perfeição” (O Livro dos Espíritos, Cap. II da Segunda Parte, Questão nº 132). No entanto, de modo muito preguiçoso, nós, seres humanos, temos nos arrastado nessa senda evolucionista.
    Jesus nos visitou 2010 anos atrás e quanto que nós conseguimos crescer pensando em seus ensinamentos e práticas? Em verdade, sempre nos fundamentamos na hipótese de que somos assim mesmo, imperfeitos, e por isso não dá para ser “um Cristo – quem sabe daqui um milênio...”. Mas Jesus nos disse em João (12; 12): “Em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que faço, e as fará maiores do que estas.” Então, não é um engodo se sustentar na imperfeição para cometer incessantemente uma imperfeição?
    Que possamos tomar nosso tempo, tornando-o útil como Lourença nos anota em sua reflexão, praticando a caridade. Não o “matemos” (desperdicemos), pois é “ele é ouro”. Emmanuel nos mostra que, equivocadamente, “matamos o tempo”, vendo tão somente o lado mundano de aproveitá-lo, valorizando no nosso dia apenas o que é de “Cesar” e nunca o que é de Deus (Mateus, XXII: 15-22; Marcos, XII: 13-17). Que em um dia que seja da semana, de modo muito proveitoso, possamos doar pelo menos parte dele a Deus. A prática da caridade para conosco e para com o semelhante é uma boa medida para mostrarmos nossa gratidão ao Nosso Pai.
    Sejamos qual o trabalhador da última hora (S. Mateus, 20:1 a 16): estejamos em posição para o trabalho, com dinamismo, e o trabalho surgirá. Todo aquele se dispõe a prática do bem é utilizado por Deus para o auxílio dos necessitados, seja do pão material, seja do pão espiritual.
    Nosso Criador nos dá todo o tempo possível (a eternidade!!) para que, de modo autêntico, venhamos a ser felizes ou Espíritos Puros. O mínimo que podemos fazer é levantar a cabeça e marcharmos de modo perseverante no caminho da nossa felicidade.
    Desse modo utilizaremos o tempo ao nosso favor.
    Deixo em seguida a essa reflexão, para os apreciadores da poesia, o poema do Espírito José Cirilo das Chagas que fala tão bem do diálogo entre o corpo, o tempo, a morte e o “morto”.
    Que Deus nos ajude.
    Domício.


    TEMPO
    Espírito José Cirilo Das Chagas

    In: XAVIER, Francisco Cândido. Poetas Redivivos: Diversos Espíritos. 3ed. Rio de Janeiro: FEB, 1996, p. 88.

    Diz-me o corpo, ao findar a jornada terrena:
    - Deixa-me agora em paz! Não me prendas assim!
    - Tempo!...Anseio mais tempo – exoro, vendo o fim,
    Enquanto a morte ausculta a dor que me envenena.

    Eis que o Tempo perdido, em pranto, surge à cena!...
    Imploro: Ah! Tempo amigo, abeira-te de mim,
    Quero voltar contigo à estrada de onde vim,
    Para amar e servir, segundo a Lei me ordena!...

    Ele, porém, não ouve e afasta-se em surdina...
    - Vamos! – concita a morte – a luta não termina,
    Não me atrases mais tempo à força de teus ais!...

    - Onde o Tempo? – clamei, e a morte me elucida:
    - Tudo terás de novo, o recomeço, a vida,
    Mas o tempo gasto em vão, nunca mais! nunca mais!...

    ResponderExcluir
  2. Posto aqui mais uma profunda reflexao feita pelo Espírito André Luiz, pela mão de Waldo Vieira.
    Para a minha economia espiritual, o que me chama mais atenção é o seguinte trecho da mensagem:

    ************************************************

    "Ainda que assoberbado de realizações e tarefas, jamais descurar o bem que possa fazer em favor dos outros.
    Quando procuramos o bem, o próprio bem nos ensina a encontrar o "tempo de auxiliar"."

    ************************************************

    Segue a mensagem na íntegra.
    Que Deus nos ajude.


    PERANTE O TEMPO (Espírito André Luiz)

    "Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto." JESUS.

    Em nenhuma condição, malbaratar o tempo com polêmicas e conversações estéreis, ocupações fantasistas e demasiado divertimento.
    Desperdiçar tempo é esbanjar patrimônio divino.

    Autodisciplinar-se em todos os cometimentos a que se proponha, revestindo-se do necessário discernimento.
    "Fazer muito" nem sempre traduz "fazer bem".

    Fugir de chorar o passado, esforçando-se por reparar toda ação menos correta.
    O passado é a raiz do presente, mas o presente é a raiz do futuro.

    Afastar aflições, plasmar as resoluções do bem no momento em que surjam, de vez que, posteriormente, o campo da experiência pode modificar-se inteiramente.
    Ajuda menos, quem tarde serve.

    Ainda que assoberbado de realizações e tarefas, jamais descurar o bem que possa fazer em favor dos outros.
    Quando procuramos o bem, o próprio bem nos ensina a encontrar o "tempo de auxiliar".

    ResponderExcluir
  3. O tempo é o campo de nossa realização. Esta clara verdade precisa estar presente em nós.

    O poema do Espírito José Cirilo das Chagas nos chama a atenção acerca de que o tempo desperdiçado não mais retorna. A encarnação seguinte será um novo tempo que arrastará consigo parte dos propósitos que deixamos de edificar e com certeza exigirá de nós esforço maior,pois nossa memória existencial guarda a oportunidade não vitoriosa.

    E o que fazer? " Autodisciplinar-se em todos os cometimentos", adverte o Espírito André Luiz. Não basta ocupar-se, mas trabalhar no Bem em qualquer lugar e hora!

    Roguemos ao Pai misericordioso Fé na vida futura, para que os nossos dias de hoje sejam produtores de " paz, harmonia e iluminação " como pondera Emmanuel.

    São 2010 anos do evangelho de Jesus entre nós lembra Domício; e temos lançado, muito timidamente, mão desse norte para seguirmos em nosso viver.

    Mas o nosso"tempo sempre está pronto " ensina, amorosamente, Jesus para que nos reeduquemos na vida de irmãos.

    Luz e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Posto aqui outra mensagem de André Luiz, que nos faz refletir um pouco mais sobre a importancia do tempo e sua boa utilização. Encontra-se no livro SINAL VERDE, psicografado por Chico Xavier.

    21
    ASSUNTOS DE TEMPO
    ANDRÉ LUIZ
    CHICO XAVIER
    Se você já sabe quão precioso é o valor do tempo, respeite o tempo dos outros para que as suas horas sejam respeitadas.
    Recorde-se de que se você tem compromissos e obrigações com base no tempo, acontece o mesmo com as outras pessoas.
    Ninguém evolui, nem prospera, nem melhora e nem se educa, enquanto não aprende a empregar o tempo com o devido proveito.
    Seja breve em qualquer pedido.
    Quem dispõe de tempo para conversar sem necessidade, pode claramente matricular-se em qualquer escola a fim de aperfeiçoar-se em conhecimento superior.
    Trabalho no tempo dissolve o peso de quaisquer preocupações, mas tempo sem trabalho cria fardos de tédio, sempre difíceis de carregar.
    Um tipo comum de verdadeira infelicidade é dispor de tempo para acreditar-se infeliz.
    Se você aproveitar o tempo a fim de melhorar-se, o tempo aproveitará você para realizar maravilhas.
    Observe quanto serviço se pode efetuar em meia hora.
    Quem diz que o tempo traz apenas desilusões, é que não tem feito outra cousa senão iludir-se.

    ResponderExcluir
  5. Feliz escolha, Domício! André Luiz recomenda o aproveitamento do tempo com sabedoria. Cuida, então, de nos lembrar que tempo é patrimônio cujo uso não cabe desperdício.
    No tempo cabem nossas escolhas. Esse lúcido Espírito nos indica as sãs escolhas. Nada de demasia, também, na realização de atividades que não redudarão em evolução. Assim não se causa dano a si nem ao próximo.
    O tempo que o Divino Pai nos oferta é para evoluirmos. Pensemos nisso e façamos de nossos dias, momentos que nos levarão a um futuro ditoso.

    Luz e Paz!
    Lourença

    ResponderExcluir
  6. Vejamos o que pensam Olavo Bilac e Caeteno Veloso sobre o TEMPO


    O TEMPO
    ( Olavo Bilac )

    O Tempo Sou o tempo que passa, que passa
    Sem princípio, sem fim, sem medida
    Vou levando a Ventura e a Desgraça,
    Vou levando as vaidades da Vida

    A correr, de segundo em segundo
    Vou formando os minutos que correm...
    Formo as horas que passam no mundo,
    Formo os anos que nascem e morrem.

    Ninguém pode evitar os meus danos...
    Vou correndo sereno e constante:
    Desse modo, de cem em cem anos,
    Formo um século e passo adiante.

    Trabalhai, porque a vida é pequena
    E não há para o tempo demora!
    Não gasteis os minutos sem pena!
    Não façais pouco caso das horas!

    Oração Ao Tempo
    Caetano Veloso
    http://www.youtube.com/watch?v=2NUdznkCZ74

    És um senhor tão bonito
    Quanto a cara do meu filho
    Tempo tempo tempo tempo
    Vou te fazer um pedido
    Tempo tempo tempo tempo...
    Compositor de destinos
    Tambor de todos os rítmos
    Tempo tempo tempo tempo
    Entro num acordo contigo
    Tempo tempo tempo tempo...
    Por seres tão inventivo
    E pareceres contínuo
    Tempo tempo tempo tempo
    És um dos deuses mais lindos
    Tempo tempo tempo tempo...
    Que sejas ainda mais vivo
    No som do meu estribilho
    Tempo tempo tempo tempo
    Ouve bem o que te digo
    Tempo tempo tempo tempo...
    Peço-te o prazer legítimo
    E o movimento preciso
    Tempo tempo tempo tempo
    Quando o tempo for propício
    Tempo tempo tempo tempo...
    De modo que o meu espírito
    Ganhe um brilho definido
    Tempo tempo tempo tempo
    E eu espalhe benefícios
    Tempo tempo tempo tempo...
    O que usaremos prá isso
    Fica guardado em sigilo
    Tempo tempo tempo tempo
    Apenas contigo e comigo
    Tempo tempo tempo tempo...
    E quando eu tiver saído
    Para fora do teu círculo
    Tempo tempo tempo tempo
    Não serei nem terás sido
    Tempo tempo tempo tempo.
    Ainda assim acredito
    Ser possível reunirmo-nos
    Tempo tempo tempo tempo
    Num outro nível de vínculo
    Tempo tempo tempo tempo...
    Portanto peço-te aquilo
    E te ofereço elogios
    Tempo tempo tempo tempo
    Nas rimas do meu estilo
    Tempo tempo tempo tempo...

    ResponderExcluir
  7. Neste domingo, sigamos com a poesia a pensar sobre a beleza de existir no eterno tempo de Deus!

    "E eu espalhe benefícios"
    Tempo tempo tempo tempo...
    O que usaremos prá isso
    Fica guardado em sigilo
    Tempo tempo tempo tempo
    Apenas contigo e comigo"

    A poesia de Caetano repete (E não é demais!)a utilidade do tempo para a impressão do Bem em nós e no mundo. Tornar-se melhor, transforma o ambiente.

    Há outra compreensão que o poeta divide conosco (E, também, é necessário!). Ele pede "sigilo" ao Tempo. Nós todos somos seres particulares. Podemos agir parecido, mas o que nos move é consequência do conjunto de experiências que tem gestado cada um.

    Observemos, com mais cuidado, o exemplo que nos dá o Tempo. Há nele respeito. É como se ele permanecesse implícito, sem interferir, deixando que as coisas se ponham nos seus devidos lugares.

    Quem já pode ver por inteiro o seu próprio amanhâ? O do outro, então? Deixemos o curso natural seguir a desenhar seres que, jamais, poderão impedir o futuro traçado pelo Pai Divino: a felicidade pelo "nascer de novo", ensinado pelo Mestre e Amigo Jesus.

    Aproveitemos este dia para agradecer a Deus pelo tempo que nos oferta para seguirmos como irmãos.

    Luz e Paz!

    Lourença

    ResponderExcluir
  8. Coloco aqui outro poema, agora de L. Angel, que versa sobre o uso do dia a dia.

    TODO DIA É DIA
    L. ANGEL
    25/11/11


    Todo dia é dia.
    Dia de ser melhor.
    Dia de quem inicia
    Um futuro sem dar dó.

    Todo dia é dia.
    Dia de pensar
    Que um futuro se anuncia,
    Conforme o modo de buscar

    Todo dia é dia.
    Dia de saber
    Que o que é bom para a vida (alma) não se adia.

    Todo dia é dia.
    Dia de entender
    Que o coração não bate só por si, nem só para quem seu corpo acaricia.

    ResponderExcluir
  9. Adorei tudo que li a respeito do tempo . E definir o tempo como o Campo de nossas realizações foi de uma sensibilidade tão grande. Nos conduz a uma amplitude reflexiva bastante certeira.
    Muito feliz por conhecer este blog
    Gratidão🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber, Maria de Fátima!
      Esse blog tem todas as mensagens do livro Caminho, Verdade e Vida de Emmanuel. E tem os link para acessar outros dois blogs de minha autoria.
      No momento, estou postando todos os domingos uma mensagem do livro Fonte Viva, também de Emmanuel, com nossa reflexão em seguida.
      Espero que contribua, também, para as suas reflexões.
      Cuide-se. Fique em casa o quanto possível.

      Excluir
  10. Grata por esclarecer sob diversos angulos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Ondina, pelo seu comentário!!
      Muita paz, saúde e alegrias]11

      Excluir