Mensagem de boas vindas


sexta-feira, 5 de junho de 2015

ÍDOLOS

126
ÍDOLOS
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos Ídolos.
Atos (15: 29.)
Os ambientes religiosos não perceberam ainda toda a extensão do conceito de idolatria.
Quando nos referimos a ídolos, tudo parece indicar exclusivamente as imagens materializadas nos altares de pedra. Essa é, porém, a face mais singela do problema.
Necessitam os homens exterminar, antes de tudo, outros ídolos mais perigosos, que lhes perturbam a visão e o sentimento.
Demora-se a alma, muitas vezes, em adoração mentirosa.
Refere-se o versículo às “coisas sacrificadas aos ídolos”, e o homem está rodeado de coisas da vida. Movimentando-as, a criatura enriquece o patrimônio evolutivo. Ë necessário, no entanto, diferenciar as que se encontram consagradas a Deus das sacrificadas aos ídolos.
A ambição de alcançar os valores espirituais, de acordo com Jesus, chama-se virtude; o propósito de atingir vantagens transitórias no campo carnal, no plano da inquietação injusta, chama-se insensatez.
Os “primeiros lugares”, que o Mestre nos recomendou evitemos, representam Ídolos igualmente. Não consagrar, portanto, as coisas da vida e da alma ao culto do imediatismo terrestre, é escapar de grosseira posição adorativa.
Quando te encontres, pois, preocupado com os insucessos e desgostos, no círculo individual, não olvides que o Cristo, aceitando a cruz, ensinou-nos o recurso de eliminar a idolatria mantida em nosso caminho por nós mesmos.
MINHA REFLEXÃO
O Mundo de César[1], apesar de necessário, e deve ser respeitado, pois é nele que vivemos, está cheio de ídolos, na feição de facilidades, vantagens transitórias (MAMON[2]), competindo com Deus. Emmanuel nos fala, nessa mensagem, do cuidado que devemos ter com a idolatria a essas situações propostas pelo mundo de César, e que devemos cultivar em nós as virtudes propostas pelo Cristo, que são “a ambição de alcançar os valores espirituais”.
Devemos viver no mundo de César respeitando os direitos e deveres que devemos cumprir em relação aos nossos semelhantes. Entretanto...
Quem não tem desgostos, frustrações, a vivência da ingratidão por parte dos mais queridos? Quem não se melindra por que não foi chamado aos primeiros lugares? Nessas situações, em geral, nos portamos como servos e não filhos de Deus (Vide mensagem refletida deste blog, intitulada Filhos e servos). O imediatismo nos estagna perante a Lei de Deus e desse modo idolatramos as coisas de cunho material em detrimento das coisas de cunho espiritual.
Que possamos viver no Mundo de César, sem escolher a Mamon.
Que tenhamos merecimento, nesse tocante, da ajuda de Deus, fazendo as escolhas certas!
Domício.



[1] Dize-nos, pois, qual a tua opinião sobre isto: É-nos permitido pagar ou deixar de pagar a César o tributo? Jesus, porém, que lhes conhecia a malícia, respondeu: Hipócritas, por que me tentais? Apresentai-me uma das moedas que se dão em pagamento do tributo. E, tendo-lhe eles apresentado um denário, perguntou Jesus: De quem são esta imagem e esta inscrição? - De César, responderam eles. Então, observou-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mateus, 22: 17-21). Vide interpretação espírita em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XI.
[2] Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (Lucas, 16: 13). Vide interpretação espírita em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVI.

4 comentários:

  1. A lição vem nos mostrar que não devemos ser egoísta, orgulhosos, negligentes com os irmãos (carnais ou não), pensar somente em si.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão pela partilha da interpretação da mensagem de Emmanuel! enriqueceu-me muito!

    ResponderExcluir