Mensagem de boas vindas


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

TERRA PROVEITOSA

117
TERRA PROVEITOSA
Porque a terra que embebe a chuva, que cai muitas vezes sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus.
Paulo. (Hebreus, 6: 7.)
Os discípulos do Cristo encontrarão sempre grandes lições, em contacto com o livro da Natureza.
O convertido de Damasco refere-se aqui à terra proveitosa que produz abundantemente, embebendo-se da chuva que cai, incessante, na sua superfície, representando o vaso predileto de recepção das bênçãos de Deus.
Transportemos o símbolo ao país dos corações. Somente aqueles espíritos, atentos aos benefícios espirituais, que chovem diariamente do céu, são suscetíveis de produzir as utilidades do serviço divino, guardando as bênçãos do Senhor.
Não que o Pai estabeleça prerrogativas injustificáveis. Sua proteção misericordiosa estende-se a todos, indistintamente, mas nem todos a recebem, isto é, inúmeras criaturas se fecham no egoísmo e na vaidade, envolvendo o coração em sombras densas.
Deus dá em todo tempo, mas nem sempre os filhos recebem, de pronto, as dádivas paternais. Apenas os corações que se abrem à luz espiritual, que se deixam embeber pelo orvalho divino, correspondem ao ideal do Lavrador Celeste.
O Altíssimo é o Senhor do Universo, sumo dispensador de bênçãos a todas as criaturas. No planeta terreno, Jesus é o Sublime Cultivador. O coração humano é a terra.
Cumpre-nos, portanto, compreender que não se lavra o solo sem retificá-lo ou sem feri-lo e que somente a terra tratada produzirá erva proveitosa, alimentando e beneficiando na Casa de Deus, atendendo, destarte, a esperança do horticultor.
MINHA REFLEXÃO
Nós, Espíritos terráqueos, e outros de outros planetas similar ao nosso, somos regados pelo Cristo planetário, irmão nosso, dedicado ao máximo em atender ao Pai, no sentido de nos dar todo o suporte para sermos felizes como ele.
Em sua aragem, mostra-nos que seu traçado é suave[1], porque é natural, segue a Lei, que é leve. Os frutos, desse modo são os mais viçosos e prontos para o consumo. Que de nós brotem esses frutos, cujas sementes devem ser espalhadas pela própria terra (nossos corações, conforme diz Emmanuel) que gerou.
Que possamos carregar nossos fardos, como pomicultores da grande seara do nosso Lavrador Chefe. Ele nos advertiu que “os que carregam seus fardos e assistem os seus irmãos são bem-amados meus. Instruí-vos na preciosa doutrina que dissipa o erro das revoltas e vos mostra o sublime objetivo da provação humana (O Espírito de Verdade[2]).
Deixemos nosso Lavrador cuidar de nossos corações para que nos tornemos robustos, moralmente. Não nos queixemos dos traçados, pois são condição para uma boa colheita. Que os frutos dessa colheita sejam a nossa felicidade. Felicidade contagiante.
Que Deus nos ajude.
Domício.



[1] Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (Mateus, 11:  28 a 30.). Vide interpretação espírita em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, item 2.
[2] In O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. VI, item 6.

2 comentários:

  1. Obrigada pela reflexão sobre o texto, seus comentários nos ajudam a compreender melhor os ensinamentos. Bom trabalho. Continue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, minha irmã, por saber que estou sendo útil.
      Este é o segundo livro de mensagens refletidas por mim, e o primeiro de Emmanuel. Estou no terceiro de Emmanuel. Vide nesta página o link para acessar os outros blogs de minha autoria.
      Paz, saúde e alegrias!

      Excluir