Mensagem de boas vindas


quarta-feira, 31 de julho de 2013

DONS


52
DONS
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do Alto. Tiago (1:17).

Certificando-se o homem de que coisa alguma possui de bom, sem que Deus lho conceda, a vida na Terra ganhará novos rumos.
       Diz a sabedoria, desde a antiguidade:
— Faze de tua parte e o Senhor te ajudará.
Reconhecendo o elevado teor da exortação, somos compelidos a reconhecer que, na própria aquisição de títulos profissionais, o homem é o filho que se esforça, durante alguns anos, para que o Pai lhe confira um certificado de competência, através dos professores humanos.
Qual ocorre no patrimônio das realizações materiais, acontece no círculo das edificações do espírito.
Indiscutivelmente, toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm de Deus. Entretanto, para recebermos o benefício, faz-se preciso “bater” à porta para que ela se nos abra, segundo a recomendação evangélica.
Queres o dom de curar? começa amando os doentes, interessando-te pela solução de suas necessidades.
Queres o dom de ensinar? faze-te amigo dos que ministram o conhecimento em nome do Senhor, através das obras e das palavras edificantes.
Esperas o dom da virtude? disciplina-te.
Pretendes falar com acerto? aprende a calar no momento oportuno.
Desejas acesso aos círculos sagrados do Cristo? aproxima-te dEle, não só pela conversação elevada, mas também por atitudes de sacrifício, como foram as de sua vida.
As qualidades excelentes são dons que procedem de Deus; entretanto, cada qual tem a porta respectiva e pede uma chave diferente.

MINHA REFLEXÃO
Somos criados simples e ignorantes, conforme nos adianta os Espíritos Superiores em resposta à questão 115 de O Livro dos Espíritos. Todavia, Deus nos oportuniza oportunidades para evoluirmos e assim surgem os dons específicos de cada um, ou seja:
 
(...) A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade (Allan Kardec. O Livro dos Espíritos – Questão 115).
Cada um especializa seu dom nas diversas experiências reencarnatórias, na medida que naturalmente se predispõe a exercer uma atividade dentro do seio da sociedade. Por não ser um ser solitário, é reforçado no que faz e se compraz no seu dom que se desenvolve.
Mas nada se desenvolve sem a inspiração de Deus. Jesus, em Mateus (7:7 a 11), nos ensina:

Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á. Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? - Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? -Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem?
Cada um, por uma porta diferente, sai em busca de seus dons que cada vez mais se aperfeiçoam, à medida que se busca com determinação, querendo achar. Todavia esses dons não devem ser motivo de orgulho exacerbado, pois pode ser tirados temporariamente para que os Espíritos aprenda a desenvolvê-los com humildade e espírito de doação, ensinando e motivando cada um a buscar o seu.
Então, que aproveitemos os dons vindos de Deus e sejamos Espíritos resolutos em nos esclarecer e fazer de nossa arte um bem para a humanidade. Pois, assim, poderemos contribuir mais e receber muito mais, considerando que a Seara é grande, mas os trabalhadores são poucos.

Que Deus nos ajude.
Domício 

Segue uma poesia de L. Angel para pensarmos um pouco mais sobre o tema. 

TALENTOS DOADOS, TALENTOS DOBRADOS

L. ANGEL   22/07/10 

Talentos que se construiu,
Nas oportunidades de ir e vir,
Nesta Terra que o Senhor esculpiu,
Servem para ajudar os outros a evoluir.

As experiências exitosas,                                                
Realizadas em vida passada
Possibilita outras ditosas
Nesta vida privilegiada.

Ninguém é perfeito absolutamente.
Eis uma condição do Deus de Amor.
Então, relativamente,
O Espírito é inferior e superior.

Nas diversas relações pessoais,
Doar talentos é uma atitude certa,
Pois o Espírito aprende mais,
Por haurir novas descobertas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário