158
BATISMO
E os que ouviram
foram batizados em nome do Senhor Jesus.
Atos, capítulo 19: 5.
Nos vários departamentos da atividade cristã, em todos os
tempos, surgem controvérsias relativamente aos problemas do batismo na fé.
O sacerdócio criou, para isso, cerimoniais e sacramentos.
Há batismos de recém-natos, na Igreja Romana; em outros centros evangélicos, há
batismo de pessoas adultas. No entanto, o crente poderia analisar devidamente o
assunto, extraindo melhores ilações com a ascendência da lógica. A renovação espiritual
não se verificará tão-só com o fato de se aplicar mais água ou menos água ou
com a circunstância de processar-se a solenidade exterior nessa ou naquela
idade física do candidato.
Determinadas cerimônias materiais, nesse sentido, eram compreensíveis
nas épocas recuadas em que foram empregadas.
Sabemos que o curso primário, na instrução infantil,
necessita de colaboração de figuras para que a memória da criança atravesse os
umbrais do conhecimento.
O Evangelho, porém, nas suas luzes ocultas, faz imensa
claridade sobre a questão do batismo.
“E os que ouviram foram batizados em nome de Jesus.”
Aí
reside a sublime verdade. A bendita renovação da alma pertence àqueles que
ouviram os ensinamentos do Mestre Divino, exercitando-lhes a prática. Muitos
recebem notícias do Evangelho, todos os dias, mas somente os que ouvem estarão
transformados.
MINHA REFLEXÃO
O batismo é um processo renovador, de comprometimento, que
está no nível do coração. Não se torna mais impactante na vida de uma pessoa se
ela participar de uma cerimônia social ou religiosa.
É uma conversão a uma ideia, uma ligação com princípios
novos: uma transformação, uma identidade filosófica ou religiosa.
Daí, no Espiritismo, não haver cerimônia religiosa de
conversão, pois não mudamos pelo fato de nos tornamos adeptos. Todo dia, à
medida que nos transformamos, sofremos um batismo: o batismo do fogo e do
Espírito Santo, como diz João Batista:
Eu batizo vocês com
água para a conversão. Mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu.
E eu não sou digno nem de tirar-lhe as sandálias. Ele é quem batizará vocês com o Espírito Santo e com fogo”. (Mateus, 3,11)
Então, o verdadeiro batismo seria o que viria a partir do
Cristo que não batizou ninguém em água. De outro modo, há vários indícios de
que o batismo de Jesus, foi tão somente um ato simbólico, um sinal, de que o
Messias tinha chegado. Paulo, deixou claro a desnecessidade do batismo ou mesmo
a circuncisão, como está escrito em 1ª Epístola aos Coríntios: 1:17: “De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o Evangelho. Nessa
mesma Epístola, versículos 18 e 19, ele nos assevera:
18Por exemplo, um homem
que já passou pelo rito judaico da circuncisão antes de se tornar cristão, não
deve se preocupar com isso; e se não foi circuncidado, não deve fazê-lo agora. 19Porque
não faz diferença alguma se um cristão passou por essa cerimônia ou não.
Entretanto, faz muita diferença se ele está agradando a Deus e guardando os
mandamentos de Deus. Isso é que é importante.
Allan Kardec, corrobora com isso em O Céu e o Inferno (1ª
parte – Cap. II, item 6), nos esclarece sobre a invalidade do batismo para a
redenção dos Espíritos:
Custa crer que, só por haver recebido o batismo, o
selvagem ignorante - de senso moral obtuso -, esteja ao mesmo nível do homem
que atingiu, após longos anos de trabalho, o mais alto grau de ciência e
moralidade práticas. Menos concebível ainda é que a criança falecida em tenra
idade, antes de ter consciência de seus atos, goze dos mesmos privilégios
somente por força de uma cerimônia na qual a sua vontade não teve parte alguma.
Estes raciocínios não deixam de preocupar os mais fervorosos crentes, por pouco
que meditem.
Daí, concluirmos, com Allan Kardec, que não é a Igreja ou
esse ou aquele sacramento que nos vai redimir de nossos pecados, mas sim nossa
transformação moral, isto é: Reconhece-se
o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega
para domar suas inclinações más. (O
Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVII, Item 4).
Que Deus nos ajude e possamos todos os dias nos batizarmos
pelo fogo das provações.
Domício.
teste
ResponderExcluir