Mensagem de boas vindas


quinta-feira, 12 de novembro de 2015

PARA OS MONTES


140
PARA OS MONTES
Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes.
Jesus (Mateus, 24: 16).
Referindo-se aos instantes dolorosos que assinalariam a renovação planetária, aconselhou o Mestre aos que estivessem na Judéia procurar os montes. A advertência é profunda, porque, pelo termo “Judéia”, devemos tomar a “região espiritual” de quantos, pelas aspirações íntimas, se aproximem do Mestre para a suprema iluminação.
E a atualidade da Terra é dos mais fortes quadros nesse gênero. Em todos os recantos, estabelecem-se lutas e ruínas. Venenos mortíferos são inoculados pela política inconsciente nas massas populares. A baixada está repleta de nevoeiros tremendos. Os lugares santos permanecem cheios de trevas abomináveis. Alguns homens caminham ao sinistro clarão de incêndios. Aduba-se o chão com sangue e lágrimas, para a semeadura do porvir.
É chegado o instante de se retirarem os que permanecem na Judéia para os “montes” das ideias superiores. É indispensável manter-se o discípulo do bem nas alturas espirituais, sem abandonar a cooperação elevada que o Senhor exemplificou na Terra; que aí consolide a sua posição de colaborador fiel, invencível na paz e na esperança, convicto de que, após a passagem dos homens da perturbação, portadores de destroços e lágrimas, são os filhos do trabalho que semeiam a alegria, de novo, e reconstroem o edifício da vida.
MINHA REFLEXÃO
Do início da Era Cristã, quando da passagem do Mestre pelo planeta, reencarnado, para os dias de hoje, muito evoluiu a humanidade. Entretanto, a mensagem do Mestre é ainda atual. São chegados os tempos, em definitivo. Nossa humanidade passa pelos instantes da regeneração. É o momento da brandura e mansidão[1]. O planeta está sendo palco das últimas reencarnações daqueles que insistem em resistir ao chamado do Senhor (Mateus, 22: 1 a 14)[2].
Há os que não mais dados às atrocidades, contudo não compreendem o estágio dos mais inferiores; e ao se trocarem com eles, muita vez pelas vias de fato, descem ao nível deles e sofrem mais ainda. A injustiça e a incompreensão ainda imperam. A morte e as feridas, necessariamente, não estão sendo feitas apenas no corpo, mas atingem profundamente na alma. É, então, chegada a hora do perdão incondicional, como nunca foi.[3]
Ao se referir aos brandos e pacíficos, segundo A. Kardec, o Cristo
quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes faltam muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus. (In: O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. IX, item 5).
Então, que possamos herdar a Terra e sermos chamados Filhos de Deus, como Jesus, o Cristo, foi, melhorando-nos.
Que Deus nos ajude.
Domício Maciel.


[1] Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (Mateus, 5: 4).
– Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
– Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. – Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)
[2] Vide, nesse blog, a mensagem de número 30, intitulada ”O mundo e o mal” por Emmanuel.
[3] Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (Mateus, 5: 7).
– Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; - mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (Mateus, 6: 14 e 15.)

5 comentários:

  1. Desde meu humilde ponto de vista, o mestre diz que meditemos sempre sobre nossa origem e nosso destino... ter isso claro a todo instante... conexão direta do o Sagrado dentro de cada um... Deus e cada um que o vê e o compreende chega ao "Pai"... "Mãe"... "Inteligencia Suprema e Causa Primária de TODAS as coisas...

    ResponderExcluir
  2. Querido irmão! Passaram-se anos tanto da publicação da psicografia quanto das suas reflexões. E reflete o nosso hoje! Que Deus nos abençoe e Jesus nos ilumine, dando-nos forças para efetivar nossas transformações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caríssima irmã, de fato, vivemos um momento de muita luta, que requer muito perdão e, ao mesmo tempo,disposição pra se posicionar, pacificamente contra as injustiças e preconceitos contra raças e povos. Que o nosso planeta ressurja das cinzas depois do turbilhão que sua humanidade está sofrendo no momento.

      Excluir