Mensagem de boas vindas


terça-feira, 23 de dezembro de 2014

AS CARTAS DO CRISTO

114
AS CARTAS DO CRISTO
Porque já é manifesto que sois a carta do Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito de Deus Vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.
Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 3: 3.)
É singular que o Mestre não haja legado ao mundo um compêndio de princípios escritos pelas próprias mãos.
As figuras notáveis da Terra sempre assinalam sua passagem no planeta, endereçando à posteridade a sua mensagem de sabedoria e amor, seja em tábuas de pedra, seja em documentos envelhecidos.
Com Jesus, porém, o processo não foi o mesmo. O Mestre como que fez questão de escrever sua doutrina aos homens, gravando-a no coração dos companheiros sinceros. Seu testamento espiritual constitui-se de ensinos aos discípulos e não foram grafados por ele mesmo.
Recursos humanos seriam insuficientes para revelar a riqueza eterna de sua Mensagem. As letras e raciocínios, propriamente humanos, na maioria das vezes costumam dar margem a controvérsias. Em vista disso, Jesus gravou seus ensinamentos nos corações que o rodeavam e até hoje os aprendizes que se lhe conservam fiéis são as suas cartas divinas dirigidas à Humanidade. Esses documentos vivos do santificante amor do Cristo palpitam em todas as religiões e em todos os climas. São os vanguardeiros que conhecem a vida superior, experimentam o sublime contato do Mestre e transformam-se em sua mensagem para os homens.
Podem surgir muitas contendas em torno das páginas mais célebres e formosas; todavia, perante a alma que se converteu em carta viva do Senhor, quando não haja vibrações superiores da compreensão, haverá sempre o divino silêncio.
MINHA REFLEXÃO
Nosso Mestre, não escolheu, para o seu desiderato, aqui na Terra, Espíritos de elevadíssima envergadura. Esses ficaram do lado da Vida Maior sustentando os seus escolhidos e convertidos para que não caíssem em suas tentações. Aqueles nem sempre foram felizes, na Escola do Mestre, pois eram todos aprendizes de sua Boa Nova, mas nem por isso foram abandonados pelo amoroso e misericordioso Mestre. Ele reapareceu, depois de ser traído e negado, para demonstrar a imortalidade do Espírito e reanimar seus discípulos para a grande tarefa que iriam desincumbir a partir dali.
Espíritos renovados foram aqueles que muito se sacrificaram para exterminar, em si, o homem velho que teimava em existir. Dentre seus primeiros seguidores, tivemos exemplos de Espíritos de maior ou menor grau de espiritualização; houve Espíritos que sacrificaram muito a si mesmo para segui-lo, como a Maria de Magdala e Paulo. Nesse blog temos a mensagem de número 92 que nos traz a reflexão sobre a transformação incondicional daquela mulher que, pelo seu esforço imenso em se transformar, para seguir o Cristo, foi merecedora de sua primeira aparição[1]. Assim, ela se transformou em carta viva do Mestre. Uma carta recheada de sacrifícios em domar a si mesmo, pois que escolheu passar pela porta estreita[2] e foi vitoriosa em transpô-la.
Que possamos ser todos os dias do ano, e não só no mês de dezembro, dia 24, seus admiradores/adoradores/seguidores, cartas vivas Dele.
Que Deus nos ajude.
Domício.

JESUS: O SENHOR, MESTRE E CONSOLADOR
L. Angel         23/12/2014
Jesus, a Inocência.
Cristo, o Mestre.
Messias, a Esperança da Divina Complacência.
Nosso Irmão, o Professor das aulas campestres
“Eu não vim trazer a paz, mas a espada”,
Disse a Luz do mundo,
Significando a repercussão de Suas ideias ditadas,
Nesse planeta de ideário moral não fecundo.
Na Vinha do Senhor,
Não trabalha qualquer filho Seu.
Precisa estar de mãos limpas, sem amargor,
Como Paulo, um trabalhador digno das maravilhas de Deus.
Que sejamos os trabalhadores fiéis da última hora.
Discípulos convictos continuadores de Sua obra.
Unidos e instruídos, pois a Regeneração não demora.
Para isso o século não dobra.
Jesus, és a luz que nos guia.
CAMINHO iluminado.
A VERDADE que não temos aceitado.
Cristo, tu és a VIDA que não se adia!!!



[1] L. Angel a homenageou, em 01/06/14:
Maria de Magdala, exemplo dificilmente imitável/ Renunciou aos seus desatinos que não quis mais viver./ O encontro com o Mestre foi decididamente transformador – que admirável!/ Por isso foi a premiada para vê-Lo no Seu primeiro reaparecer.
[2] MATEUS (7: 13 e 14); O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XVIII, itens 3 a 5.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

NÃO TE ESQUEÇAS

113
NÃO TE ESQUEÇAS
Porque muitos dos judeus, por causa dele, iam e criam em Jesus.
JOÃO, 12: 11.
Narra o Evangelho de João que muita gente, encaminhando-se para Betânia, buscava acercar-se do Mestre, não somente para vê-lo, mas para comtemplar também a figura de Lázaro, retirado do sepulcro. Nessa movimentação, muitos iam e voltavam transformados, irritando os círculos farisaicos.
Essa lembrança do Apóstolo é preciosa.
A situação, todavia, é idêntica nos dias atuais.
A alma voltada para o Cristo quase sempre foi ressuscitada por seu amor, escapando à sombra dos pesadelos intelectuais que operam a morte do sentimento...
Muitos homens estão mortos, soterrados nos sepulcros da indiferença, do egoísmo, da negação. Quando um companheiro, como Lázaro, tem a felicidade de ser tocado pelo Cristo, eis que se estabelece a curiosidade geral em torno de suas atitudes. Todos desejam conhecer-lhe as modificações.
Se és, portanto, um beneficiado de Jesus; se o Senhor já te levantou do pó terrestre para o conhecimento da vida infinita, recorda-te de que teus amigos, na maioria, têm notícias do Mestre; todavia, ainda não estão preparados a compreendê-lo integralmente. Serás, como Lázaro, o ponto de observação direta para todos eles. Somente começarão a receber a claridade da crença sincera por ti, reconhecendo o poder de Jesus pela transformação que estejas demonstrando. Se já foste, pois, chamado pelo Senhor da Vida, está em tuas mãos continuares nos recintos da morte ou levantares para a edificação dos que te rodeiam.
MINHA REFLEXÃO
Nós Espíritas, como outros profitentes de outras religiões, que se dizem tocados pelas claridades dos ensinamentos do Cristo, somos como bússolas norteando os que ficam tão somente a admirar os feitos deles.
Mas devemos, a despeito disso, pensar que a oportunidade de ter se deixado clarificar pela Luz do Mestre é muito significativa. Não podemos nos deixar abater pelas nossas imperfeições e apelos dos que ficam a nos observar e criticar quando caímos.
Somos imperfeitos, mas em processo de aperfeiçoamento. O Mestre não veio para os sãos e sim para os doentes[1]. E, apesar, de entendermos que somos menos doentes que muitos da face desse planeta, ainda somos doentes da alma.
Essa mensagem lembra outra já refletida nesse blog (102 – O Cristão e o Mundo e 112 - Como Lázaro), assim como outras, também.
Não nos esqueçamos de que somos aproveitados pelo Mestre e seus obreiros da vida maior pelo que já desenvolvemos em favor de nós, para os outros. Sejamos exemplos para nós mesmos não desanimando nas horas mais duras de nossas provações e expiações. Seremos os primeiros beneficiados.
Que Deus nos ajude.
Domício







[1]Estando Jesus à mesa em casa desse homem (Mateus), vieram aí ter muitos publicanos e gente de má vida, que se puseram à mesa com Jesus e seus discípulos; - o que fez que os fariseus, notando-o, disseram aos discípulos: Como é que o vosso Mestre come com publicanos e pessoas de má vida? - Tendo-os ouvido, disse-lhes Jesus: Não são os que gozam saúde que precisam de médico. (Mateus, 9: 10 a 12.). Essa passagem evangélica é interpretada à luz do Espiritismo por Allan Kardec em O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XXIV, item 11.