Mensagem de boas vindas


sexta-feira, 8 de agosto de 2014

AUXÍLIOS DO INVISÍVEL

100
AUXÍLIOS DO INVISÍVEL
E, depois de passarem a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua e logo o anjo se apartou dele.
ATOS (12: 10).
Os homens esperam sempre ansiosamente o auxílio do plano espiritual. Não importa o nome pelo qual se designe esse amparo. Na essência é invariavelmente o mesmo, embora seja conhecido entre os espiritistas por “proteção dos guias” e nos círculos protestantes por “manifestações do Espírito Santo”.
As denominações apresentam interesse secundário. Essencial é considerarmos que semelhante colaboração constitui elemento vital nas atividades do crente sincero.
No entanto, a contribuição recebida por Pedro, no cárcere, representa lição para todos.
Sob cadeias pesadíssimas, o pescador de Cafarnaum vê aproximar-se o anjo do Senhor, que o liberta, atravessa em sua companhia os primeiros perigos na prisão, caminha ao lado do mensageiro, ao longo de uma rua; contudo, o emissário afasta-se, deixando-o novamente entregue à própria liberdade, de maneira a não desvalorizar-lhe as iniciativas.
Essa exemplificação é típica.
Os auxílios do invisível são incontestáveis e jamais falham em suas multiformes expressões, no momento oportuno; mas é imprescindível não se vicie o crente com essa espécie de cooperação, aprendendo a caminhar sozinho, usando a independência e a vontade no que é justo e útil, convicto de que se encontra no mundo para aprender, não lhe sendo permitido reclamar dos instrutores a solução de problemas necessários à sua condição de aluno.
MINHA REFLEXÃO
Deus nos criou simples e ignorantes para que desenvolvêssemos nossa inteligência em seus aspectos cognitivos e emocionais. O mérito espiritual deve ser nosso. Os Espíritos da Codificação Espírita deu a A. Kardec, na questão de nº 115, a seguinte resposta em relação a perfectibilidade do Espírito, no momento de ser criado por Deus:
Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade, para aproximá-los de si. Nesta perfeição é que eles encontram a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus lhes impõe é que os Espíritos adquirem aquele conhecimento.
Assim, os Espíritos, mensageiros do Senhor, encarregados de nos assistir em nossa evolução, não traem as Leis de Deus. Ajudam, sem tornar o assistido um dependente, pois a inteligência se desenvolve resolvendo problemas. Desse modo:
Os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 25, Item 4).
Então, nossos guias espirituais não nos deixam abandonados à própria sorte. Sempre que levantamos nossos pensamentos a Deus, pedindo ajuda, em prece, eles se acercam de nós e nos inspiram ideias que podem nos auxiliar na solução de um problema. Necessário, é, que sejamos fervorosos e esforçados, pois ajudando-nos, seremos ajudados pelo Céu, como nos explica A. Kardec no Cap. 27, Item 7, de O Evangelho Segundo o Espiritismo:
Deus assiste os que se ajudam a si mesmos, de conformidade com esta máxima: Ajuda-te, que o Céu te ajudará"; não assiste, porém, os que tudo esperam de um socorro estranho, sem fazer uso das faculdades que possui. Entretanto, as mais das vezes, o que o homem quer é ser socorrido por milagre, sem despender o mínimo esforço.
Sejamos diligentes quanto a nossa evolução e aproveitemos todas as oportunidades de crescimento espiritual.
Que Deus nos ajude.

Domício.

4 comentários:

  1. Parabéns pelas reflexões e comentários.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu comentário, meu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caríssimo(a) irmão(ã).
      Grato pelo estímulo com essa avaliação!
      Sugiro visitar os outro blogs que podem ser acessado na coluna direita desta página.
      Abraços Fraternos.

      Excluir