Mensagem de boas vindas


quarta-feira, 11 de setembro de 2013

GANHAR



58
GANHAR

Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Jesus (MARCOS, 8:36).

As criaturas terrestres, de modo geral, ainda não aprenderam a ganhar. Entretanto, o espírito humano permanece no Planeta em busca de alguma coisa. É indispensável alcançar valores de aperfeiçoamento para a vida eterna.
Recomendou Jesus aos seus tutelados procurassem, insistissem...
Significa isso que o homem se demora na Terra para ganhar na luta enobrecedora.
Toda perturbação, nesse sentido, provém da mente viciada das almas em desvio.
O homem está sempre decidido a conquistar o mundo, mas nunca disposto a conquistar-se para uma esfera mais elevada. Nesse falso conceito, subverte a ordem, nas oportunidades de cada dia. Se Deus lhe concede bastante saúde física, costuma usá-la na aquisição da doença destruidora; se consegue amealhar possibilidades financeiras, tenta açambarcar os interesses alheios.
O Mestre Divino não recomendou que a alma humana deva movimentar-se despida de objetivos e aspirações de ganho; salientou apenas que o homem necessita conhecer o que procura, que espécie de lucros almeja, a que fins se propõe em suas atividades terrestres.
Se teus desejos repousam nas aquisições factícias, relativamente a situações passageiras ou a patrimônios fadados ao apodrecimento, renova, enquanto é tempo, a visão espiritual, porque de nada vale ganhar o mundo que te não pertence e perderes a ti mesmo, indefinidamente, para a vida imortal.

MINHA REFLEXÃO
São muitas as oportunidades de crescimento que podemos encontrar no mundo. A (re) encarnação, para os Espíritos, tem
o fim de fazê-los chegar à perfeição. Para uns, é expiação; para outros, missão. Mas, para alcançarem essa perfeição, têm que sofrer todas as vicissitudes da existência corporal: nisso é que está a expiação. Visa ainda outro fim a encarnação: o de pôr o Espírito em condições de suportar a parte que lhe toca na obra da criação. Para executá-la é que, em cada mundo, toma o Espírito um instrumento, de harmonia com a matéria essencial desse mundo, a fim de aí cumprir, daquele ponto de vista, as ordens de Deus. É assim que, concorrendo para a obra geral, ele próprio se adianta (Questão 132 de O Livro dos Espíritos).
Para isso, temos que buscar, ou seja, trabalhar para o nosso progresso. Foi isso que o Cristo quis nos dizer quando nos estimulou a buscar, com a garantia de que acharíamos o fruto dessa busca: a felicidade.
No entanto, por milênios, o que temos buscado? A estagnação espiritual, simbolizada pela procura dos excessos que o corpo pode nos oferecer. Esses excessos, alimentados pelo egoísmo e insensatez, frutos da ilusão de que somos possuidores de nossas vidas, sem integração com a Divindade que nos criou, nos leva a ganhar a vida aqui na Terra e perdê-la no Céu.
Somos devedores da infinita sabedoria e misericórdia de Deus e muitas vezes quando nada dá certo, entendemos que podemos blasfemar contra ele, imputando-O a culpa de nossos insucessos e revezes. Muitas vezes, chegamos a pensar que Ele não existe... Tristes de nós nessa hora. Momentos de falta de fé em algo acima de nós. Ele nos perdoa, mas quanto perdemos nessa hora?
Quantos resvalam pela cegueira da vida fácil, entendendo que essa vida tem que ser vivida ao menor preço e deve ser aproveitada ao máximo, à revelia do que vai encontrar depois da morte?
A morte, passagem para o tribunal da própria consciência está aberta para todos, pois temos todos que passar por ela. Mas antes de chegarmos a ela, devemos passar por uma Porta estreita chamada Jesus. A porta estreita que Ele prometeu para quem quisesse segui-Lo, pode ser vista como a cruz que todos devemos carregar, sem esmorecimento e muita fé (Marcos, 8:34).
Sobre isso, A. Kardec, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XXIV, reflete:
"Tome a sua cruz aquele que me quiser seguir", isto é, suporte corajosamente as tribulações que sua fé lhe acarretar, dado que aquele que quiser salvar a vida e seus bens, renunciando-me a mim, perderá as vantagens do reino dos céus, enquanto os que tudo houverem perdido neste mundo, mesmo a vida, para que a verdade triunfe, receberão, na vida futura, o prêmio da coragem, da perseverança e da abnegação de que deram prova. Mas, aos que sacrificam os bens celestes aos gozos terrestres, Deus dirá: "Já recebestes a vossa recompensa”.
Que tenhamos a sobriedade de buscar o melhor para nós: a conquista de nós mesmo junto a Deus e a seu Filho amado Jesus Cristo, com a fé de nunca estamos sozinhos e sempre teremos alguém para nos ajudar a carregar nossa cruz.
Que Deus nos ajude.
Domício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário