Mensagem de boas vindas


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CONVERSÃO

15
CONVERSÃO

E tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.
Jesus. (Lucas, 22: 32.)

Não é tão fácil a conversão do homem, quanto afirmam os portadores de convicções apressadas.
Muitos dizem “eu creio”, mas poucos podem declarar “estou transformado”.
As palavras do Mestre a Simão Pedro são muito simbólicas. Jesus proferiu-as, na véspera do Calvário, na hora grave da última reunião com os discípulos.
Recomendava ao pescador de Cafarnaum confirmasse os irmãos na fé, quando se convertesse.
Acresce notar que Pedro sempre foi o seu mais ativo companheiro de apostolado. O Mestre preferia sempre a sua casa singela para exercer o divino ministério do amor. Durante três anos sucessivos, Simão presenciou acontecimentos assombrosos. Viu leprosos limpos, cegos que voltavam a ver, loucos que recuperavam a razão; deslumbrara-se com a visão do Messias transfigurado no labor, assistira à saída de Lázaro da escuridão do sepulcro, e, no entanto, ainda não estava convertido.
Seriam necessários os trabalhos imensos de Jerusalém, os sacrifícios pessoais, as lutas enormes consigo mesmo, para que pudesse converter-se ao Evangelho e dar testemunho do Cristo aos seus irmãos.
Não será por se maravilhar tua alma, ante as revelações espirituais, que estarás convertido e transformado para Jesus. Simão Pedro presenciou essas revelações com o próprio Messias e custou muito a obter esses títulos.
Trabalhemos, portanto, por nos convertermos. Somente nessas condições, estaremos habilitados para o testemunho.

MINHA REFLEXÃO
A mudança de direção rumo ao Evangelho de Jesus resultará de nossa entrega à realização de sua obra e jamais por admirar, apenas, a grandeza em que se revelara e se revela o Filho de Deus. Esse providencial esclarecimento de Emmanuel implica que é por meio da fé ativa que o homem novo nascerá.
Nenhum de nós poderá transmudar-se por respeitar o Cristo a distância. Somos convidados ao envolvimento com o próximo através do Amor.
Há uma vastidão de ensejos à ação dignificante em todo lugar – lar, trabalho, instituição religiosa, etc. Rico ou pobre, a esterilidade não nos honra. Aprendamos bem com o exemplo destacado por Emmanuel! Pedro, apesar de sua intimidade com o Trabalhador divino, não foi eximido de, ele próprio, forjar a sua conversão.
A nossa missão não se resume a manifestar extasiamento diante da veneranda obra de Jesus. Convençamo-nos! Isso, costumamos manifestar, também, em relação a outros Espíritos de elevada luz. Cabe, a cada um de nós, materializar a missão a que nos comprometemos nesta encarnação, testemunhando a já alcançada evolução intelectual e moral.
Emmanuel recomenda que nos preservemos do engano, ainda comum, de que alguém nos substituirá em nossa obra pessoal. Finquemo-nos na fé em nós e em Deus. Estamos a receber, sem dúvida, o apoio divino, conforme exercitamos a inteligência e as demais faculdades, com humildade, reafirmando a presença de Deus no mundo (O Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. 7, Item 13).
Multipliquemos através de nossas obras os bons frutos, sem desperdício de tempo. O que já está em nós é preciso repartir! Doemo-nos em benefício material e para sanar feridas espirituais. A vontade do Pai começa em nós. Sigamos nos convertendo em filhos de Deus através do trabalho que limpará a Terra das fomes de fraternidade e pão.
Luz e Paz!
Lourença.

4 comentários:

  1. Conversão, eis um passo para se tornar um discípulo de uma idéia. Necessário se faz uma identidade real a partir de ações de fidelidade à idéia convertida. Para seres imperfeitos, como nós, habitantes da Terra, esse processo não se faz de modo mágico, mas com muito esforço, como o próprio Emmanuel nos lembra ao se referir ao Apostolo Pedro, que lembrando agora, negou o Cristo por três vezes, a despeito da previsão pessoal do Mestre.
    O Apostolo Paulo foi outro grande expoente da Boa Nova que sofreu muito depois de sua conversão. A leitura do livro “Paulo e Estevão” (Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel, editora FEB) facilita a constatação de sua saga apostolar.
    O próprio Mestre nos asseverou: Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; apenas entrará aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (...). (S. MATEUS, 7:21 a 23.).
    Necessário que se dê o testemunho através das obras, como nos ressalta o Espírito Simeão: “Procurai os verdadeiros cristãos e os reconhecereis pelas suas obras” (ESE, Cap. XVIII, Item 16.)
    De outro modo, é de “fé ativa” que precisamos para sermos dignos de ser chamados de Discípulos do Senhor, como lembra Lourença.
    Que Deus nos ajude.
    Domício

    ResponderExcluir
  2. Hoje assisti uma palestra que me lembrou essa mensagem do Emmanuel, pois se tratou do "Natal de Jesus". O palestrante lembrou-nos que Jesus nasceu para nós, e deve desenvolver-se em nós no sentindo de nos tornar Luz, tanto quanto Ele. O nascimento de Jesus em nós não basta, segundo o palestrante, corroborando com Emmanuel quando se referiu a Pedro. Então, que Jesus se torne adulto em nós e que a cada aniversário estejamos cada vez mais maduros em relação aos seus ensinamentos. Que a Luz de Jesus, cada vez mais se intensifique em nós.

    ResponderExcluir
  3. O Natal é convite ao pensar acerca de si e dos demais. Somos o povo de Deus. Aproveitemo-nos deste momento, em que todos estamos sintonizados por pensamentos positivos, para ampliar a fé na humanidade e agir no sentido de nos transformarmos em homens bons a exemplo de Jesus o que, certamente, demanda fé, tempo e trabalho.


    Homem novo

    É Natal!
    Perguntemo-nos, então...
    É possível o homem novo
    sem uma mudança total?

    É comum acreditar
    em conversão sem trabalho.
    Mas ninguém nasce de novo
    sem o inevitável burilar!

    Humilde, dá-se Jesus:
    em Caminho, Verdade e Vida!
    Essa é toda base
    e à felicidade conduz.

    Sigamos a cultivar o bem
    em todo lugar e ocasião.
    Somos instrumentos do Pai
    como ao homem convém.

    Lourença
    Luz e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Cara Lourença, So Jesus (Essa Luz só pode ser Jesus - Roberto Carlos), pode inspirar um aspirante a Cristo, como todos devemos ser...
    Parabéns pelos bonitos e inspirados/inspiradores versos.
    Grato

    ResponderExcluir