Mensagem de boas vindas


sábado, 8 de outubro de 2011

ESFORÇO E ORAÇÃO

6
ESFORÇO E ORAÇÃO

“E, despedida a multidão, subiu ao monte a fim de orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.”
(MATEUS, 14: 23.)

De vez em quando, surgem grupos religiosos que preconizam o absoluto retiro das lutas humanas para os serviços da oração.
Nesse particular, entretanto, o Mestre é sempre a fonte dos ensinamentos vivos. O trabalho e a prece são duas características de sua atividade divina.
Jesus nunca se encerrou a distância das criaturas, com o fim de permanecer em contemplação absoluta dos quadros divinos que lhe iluminavam o coração, mas também cultivou a prece em sua altura celestial.
Despedida a multidão, terminado o esforço diário, estabelecia a pausa necessária para meditar, à parte, comungando com o Pai, na oração solitária e sublime.
Se alguém permanece na Terra, é com o objetivo de alcançar um ponto mais alto, nas expressões evolutivas, pelo trabalho que foi convocado a fazer. E, pela oração, o homem recebe de Deus o auxílio indispensável à santificação da tarefa.
Esforço e prece completam-se no todo da atividade espiritual.
A criatura que apenas trabalhasse, sem método e sem descanso, acabaria desesperada, em horrível secura do coração; aquela que apenas se mantivesse genuflexa, estaria ameaçada de sucumbir pela paralisia e ociosidade.
A oração ilumina o trabalho, e a ação é como um livro de luz na vida espiritualizada.
Cuida de teus deveres porque para isso permaneces no mundo, mas nunca te esqueças desse monte, localizado em teus sentimentos mais nobres, a fim de orares “à parte”, recordando o Senhor.

MINHA REFLEXÃO
Emmanuel é bem claro sobre como Jesus era comprometido com as duas atitudes que devem fazer parte de um homem de bem: trabalhar e orar. Ambas se complementam, devem estar integrada, pois integram o homem com Deus. Ainda hoje vivem algums religiosos na clausura. Deus sabe o que passa no coração deles. Contudo, devemos seguir o exemplo de Jesus Cristo que aliou muito bem essas duas virtudes: de ser um trabalhador incansável e se manter sempre ligado ao Pai pela oração.
Os Espíritos Superiores foram questionados sobre isso por Allan Kardec na questão 657 de O Livro dos Espíritos: Têm, perante Deus, algum mérito os que se consagram à vida contemplativa, uma vez que nenhum mal fazem e só em Deus pensam?
Os Iluminados da Divina Codificação responderam-lhe:
“Não, porquanto, se é certo que não fazem o mal, também o é que não fazem o bem e são inúteis. Demais, não fazer o bem já é um mal. Deus quer que o homem pense Nele, mas não quer que só Nele pense, pois que lhe impôs deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditação e na contemplação nada faz de meritório aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e inútil à Humanidade e Deus lhe pedirá contas do bem que não houver feito.”
Desse modo, devemos, além de não fazer o mal, fazer o bem através do trabalho, de modo interligado com Deus a partir das atitudes cristãs. E num momento particular ou em grupo vamos nos fortalecer através da prece.
Que Deus nos ajude a sempre pensar assim.
Domício M. Maciel

Um comentário:

  1. Jesus permaneceu sintonizado com as coisas do Alto, embora estivesse na Terra.
    A Sua escolha em exemplificar o saber já construído acerca de Deus, da origem e destino ao aperfeiçoamento moral do homem é a participação através do trabalho e não o " dobrar de joelhos" , o levantamento de " mãos santas ", o " Senhor, Senhor ". Jesus aceitou a sua missão.

    Concretiza-se, assim, como o Mestre Perfeito. Aquele que ensina, exemplificando a lição. E, com simplicidade, humildade, zelo, paciência e sabedoria partilha com seus discípulos o seu aprendizado. O Mestre amava aprendizes rudes, decaídos, de pouca fé. A todos aceitava. Com todos permanecia, reeducandos-os ao exercício da vontade de Deus.

    Mas não se perdia no avolumado das tarefas do cotidiano, embora soubesse serem elas fundamentais. Jesus ao fim de cada dia recolhia-se ao refúgio de Deus para dar contas e refletir acerca do trabalho feito; agradecer-lhe o generoso apoio; e buscar iluminação às demandas do dia seguinte.

    Certamente esse é o ensino maior do Mestre. Ele testemunha obediência e confiança no Pai; e que tudo Dele provem e a Ele deve retornar. Jesus nos convida a fazer o mesmo.

    " Ação é serviço. Oração é força. " ( Emmanuel, Rumo certo ).

    Bendito o destaque do Espírito Emmanuel!

    Luz e Paz!
    Lourença

    ResponderExcluir